quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dicas de conservação - Mandioca e Mandioquinha


Aqui em casa a filhota adora uma mandioca frita, eu e o maridão gostamos de uma sopa de mandioca, então quando compro procuro conservá-la o máximo possível já que fritar tudo e fazer uma sopa no mesmo dia, seria um pecado da gula. rsrs

Para conservar, deixo a mandioca descascada em uma vasilha aberta com água na geladeira até por uma semana, ela não fica preta e nem perde o sabor.


Esse processo pode ser feito com a mandioquinha, é só lava-la bem em água corrente tirando toda terra, não é preciso raspa-la. Colocar também em uma vasilha aberta com água na geladeira por até uma semana  e o melhor de tudo que ela não fica mole, ou seja, não ocorre nenhuma alteração na mesma.

Essas dicas são válidas também para economizar, afinal quanto mais evitarmos desperdício melhor né?!
Depois que colocarem em prática me conte o que acharam.

Beijinhos


19 comentários:

  1. Oi Rô!

    Eu amo mandioca, que pra mim, pernambucana que sou, chamo de macaxeira.
    E quando compro, descasco toda ela e congelo. Acredite que dura até 3 meses e nao perde em qualidade ou sabor. Eu descasco, lavo e seco e congelo em sacos separados. Já congelei até 8 kg de uma só vez, pq aqui em sao Luís é complicado achar uma de boa qualidade e quando eu encontro, compro bastante e congelo. Aí quando for cozinhar, tire a quantidade desejada e cozinhe normalmente. Nao escurece e nem altera consistência . Só nao pode descongelar e congelar novamente. Por isso separe em saquinhos pequenas porções. Faz o teste e depois me conta.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  2. Mandioquinha.... ai que vondadezinha...

    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Amei esta dica da mandioca adoroooo!
    tenha um ótimo dia!!!
    www.regiartsbiscuit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rô! Essa dica é ótima mesmo. Já experimentei!

    Eu costumo congelar. Quando vou no sítio da mamãe, trago bastante mandioca, aí já descasco e congelo, pois sei que vai levar um bom tempo pra usar tudo.

    A única coisa é que tem que jogar ela congelada ainda na água já fervente para cozinhar, pois se deixar ela descongelar, ela fica horrível. rsrsrs

    Um ótimo feriadão!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosangela ...!
    ... que nome lindo esse ... rsrsrs ... também sou Rosangela ! rsrsrs ...
    Adorei suas dicas vou fazer e depois passo aqui pra te dar um retorno. Aproveitando deixo aqui uma dica sobre bananas que pra mim resolveu meus problemas ... separe todas as bananas do cacho, com cuidado, deixando um pedacinho do cabinho ... , depois que comecei a fazer isso nunca mais tive aqueles mosquitinhos de banana pela cozinha e as bananas não se estragam ... (eu costumo comprar a medida certa pra semana, mas elas estragavam antes )...
    Ah ! conheci sua mãe numa loja de tecidos na Primitiva , há uns anos atrás e acompanhava os trabalhos dela no flickr ... Nem sabia de seu blog e nem que vc era filha da Helena ... legal ! Amei seu blog e já coloquei nos meus favoritos ... Um forte abraço e sucesso sempre !
    Rose Ramos
    rosangelamaria@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. adorei me ajudou muito desperdiçar alimentos é horrível c/ tanta fome por ai.

    ResponderExcluir
  7. obrigado pela dica déia outro dia deixei descongelar primeiro ai depois de cozida ficou muito ruim ...
    agora ja sei tem que colocar ainda congelada na agua fervendo ! valeuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  8. adorei sua dica déia ! eu colocava pra congelar a mandioca e deixava descongelar depois de cozida ficava muito ruim agora co sua dica vai dar certo valeuuuuu !!!

    ResponderExcluir
  9. Há muito tempo aguardava essa dica.Gostaria de saber tambem como concervar os demais engredientes p/ maionese.meu email (nereubortolozi@yahoo.com.br).Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  10. Oi Nereu seja bem vindo eu não poderei ajuda-lo na conservação dos demais ingredientes, mas se descobrir algo posto aqui.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. comprei mandioca descascada e na agua , só depois que fui por p/ cosinhar vi que estava mole , não sei oque fazer ai jogei fora , estou certo ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se vc deixou ela descongelar ela fica mole mesmo. Mas qd cozinhar ela fica boa

      Excluir
    2. Mas qd descongela fica assim mesmo. Mas é só cozinhar que fica boa.

      Excluir
    3. Sempre uso essa dica e ela nao fica mole, outra dica de conservação é descascar, lavar bem e coloca-lá em um saquinho desses para congelamento e deixar no freezer.

      Excluir
  12. Comprei mandioquinha que estava em uma vasilha cm água no mercado, mas achei horrível o gosto quando ficou pronta é ficou muito amarela é assim mesmo?

    ResponderExcluir
  13. Oi Flávia, essa que faço o cozimento não altera o sabor.
    Tente fazer assim e depois me conte como ficou.

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!