sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Como deixar a tábua de corte de carne higienizada


A contaminação cruzada é talvez o tipo de contaminação mais negligenciado pelos manipuladores de alimentos. Consiste na transferência de microrganismos de um utensílio ou alimento para outro.
Muita gente não sabe, mas o simples ato de cortar um frango cru e utilizar a mesma faca, sem lavar, para fatiar uma carne assada pode ser um risco a saúde.
É que carnes cruas e vegetais não lavados apresentam uma série de microrganismos causadores de doenças, que eventualmente são transferidos aos alimentos prontos.
É todo o tipo de contaminação que ocorre quando misturamos produtos crus de origens diferentes ou quando permitimos que produtos já cozidos entrem em contato com produtos crus.
Assim sendo, alguns cuidados devem ser tomados a fim de se evitar a contaminação cruzada, como jamais misturar carne de frango com carne bovina, por exemplo, ou utilizar a mesma tábua de cortar carne que se utilizou no frango cru para se cortar o frango cozido. Do contrário, há riscos de proliferação microbiana e de enfermidade.
Para garantir a segurança de consumo, o processo de cozimento ou lavagem dos alimentos crus também não pode ser esquecido.
Dados do Ministério da Saúde indicam que alimentos crus, como ovos e carnes vermelhas, são responsáveis, em média, por 34,5% dos surtos de doenças transmitidas por alimentos que ocorrem no Brasil.



Um cozimento adequado consegue matar quase todos os micróbios perigosos. Estudos demonstram que cozinhar os alimentos a uma temperatura acima de 70° C garante um consumo mais seguro.
  • Para evitar contaminação cruzada, separe carnes e peixes crus de outros alimentos.
  • Utilize diferentes equipamentos e utensílios, como facas ou tábuas de corte para alimentos crus e para alimentos cozidos.
  • Guarde os alimentos em embalagens ou recipientes fechados, para que não haja contato entre alimentos crus e cozidos.
  • Lavar bem os utensílios e as mãos depois de manipular alimentos crus
  • Guardar na geladeira os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam quentes
  • Manter a higiene geral do local
  • Manter a higiene adequada das mãos, utensílios, superfícies entre uma atividade e outra.
  • Utilizar panos, luvas, esponjas e outros produtos de limpeza e segurança específicos para cada atividade.
  • Para manter a tábua de corte higienizada e evitando essa contaminação cruzada, é importante te pelo menos dois tipos de tábua, uma para as carnes e outra para as frutas e legumes, apesar de haver quem tenha várias, uma para carne vermelha, outra para carnes brancas, para verduras e legumes, e para frutas.
  • Manter esponjas sempre limpas, higienizadas semanalmente em solução de 1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária, deixe nessa solução por meia hora, depois coloque no micro ondas por 30 segundos.
  • Já as tábuas de corte podem ficam submersas nessa solução, e depois dos 30 segundos podem ser lavadas com água e sabão em água corrente. 


Um ótimo fim de semana!
bjs *.*

4 comentários:

  1. Oi Rô!

    Amei esse post!

    Faz um tempo já que cuido da utilização de tábuas de corte, panos de prato e panos de mão e esponjas. Mas eu seco muitas esponjas no sol. Nunca usei o microondas.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas Rô, é sempre bom saber essas coisas, né?? Ainda mais eu que sou uma dona de casa principiante! rsrs
    beijo

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!