sábado, 22 de junho de 2013

Cuide-se no frio! as armadilhas da alimentação que contribuem com a formação dos pneuzinhos

Ainda no verão, estava na academia e ouvi um dialogo de duas senhoras, sobre o inverno...Dna. Maria ”não gosto do frio porque fico doente”, Dna. Helena  “nossa! mas qual a doença que te pega?” Dna. Maria respondeu “na realidade não fico doente, mas com preguiça porque só tenho vontade de dormir, e ficar encolhida no sofá, pago para não ter que sair de casa, aí acabo comendo demais, dormindo muito, acabo hibernando igual os ursos e chego no verão gordinha”.

Esse diálogo, faz parte da minha rotina no inverno, confesso também  que sou mais ativa no verão, fico arrumando desculpas para boicotar a academia e principalmente a alimentação... mas como não podemos pular essa estação alguns cuidados são bem vindos né?!

Fonte: Google
Com a chegada da estação mais fria do ano, ficamos mais introspectivos, acabamos sempre pensando nos programas em casa, seja reunindo parentes, amigos, o namorado, ou mesmo sozinha curtindo um aconchegante cobertor, regado a um bom vinho ou mesmo um chazinho quente, um bom livro ou mesmo o controle da TV.

Sei que não é nada fácil acordar cedo e sair para o trabalho ou para malhar com esse tempo, a cama quentinha sempre é bem tentadora. Porém acredito que temos que curtir cada momento em nossa vida, mesmo os que aparentemente parecem um castigo, então o negócio é sacudir a poeira e buscar o lado bom disso tudo.

Nessa época, trocamos o choppinho pelo chá e chocolate quentes; a praia pela lareira; o biquíni pelo sobretudo; as rasteirinhas pelas botas; o ventilador pelo aquecedor e a saladinha pela sopinha.
É interessante, mas nos dias mais frios, nosso organismo está sujeito a grandes alterações fisiológicas. O corpo humano “sente” uma maior necessidade de energia para executar o trabalho do cotidiano e ainda precisa manter sua temperatura normal – isto é, por volta dos 36º C ou 37º C. Isso também significa maior demanda de energia.

A conseqüência direta é que sentimos mais fome, com aumento do consumo diário de calorias. Os alimentos mais ingeridos são exatamente aqueles com alto valor calórico, incluindo-se aí as gorduras e as proteínas.
Quem está acima do peso, tende a ganhar mais alguns quilos nesse período, já que o maior consumo, somado ao menor gasto, só pode gerar maior reserva energética. A recomendação é evitar alguns alimentos, tais como: carne de porco ou bovina com alto teor de gordura, embutidos, massas e doces. Procurando utilizar muitas fibras na alimentação e praticar exercícios.

Dicas na hora do preparo
  • As sopas devem ser preparadas com legumes, sem adição de creme de leite ou massas, podendo ser acrescentadas fibras como farelo de trigo ou de aveia.
  • O chocolate quente pode ser substituído por chá com adoçante, ou então prepare com leite desnatado e achocolatado light
  • Os queijos amarelos devem ser  trocados pelos brancos ou light
  • No caso de não resistir ao fondue, dê preferência aos de queijo, preparados com leite desnatado e queijos magros
  • Quando for comer massas, prefira os molhos magros, como o de tomate, por exemplo.
Vejam abaixo algumas dessas guloseimas que amamos, e que, de repente, podem ser substituídas por algo mais saudável e tão prazeroso quanto elas.


Pipoca: fiel companheira nos momentos de lazer em frente à TV. Se estourada no óleo vegetal ao invés de margarina ou manteiga, não acaba com os carboidratos do milho e fica com menos calorias. Outra dica é não carregar no sal, pois ele retém líquido.

Chocolate Quente: um item imprescindível no inverno. Uma dica para que ele fique com poucas calorias é prepará-lo com leite desnatado e cacau em pó, que, ao contrário dos achocolatados, não contém açúcar e rende mais.


Sopinhas: podem se transformar em inimigas se não forem preparadas corretamente. Uma boa opção são caldos como cremes de palmito, aspargos ou milho, que não precisam ser engrossados e são deliciosos e bem menos engordativos.

Torradas e pães: opte sempre pelos integrais e para acompanhá-las, utilize geleias naturais ou diet, patê de peru ou cream cheese light, mas nunca o requeijão, pois mesmo o light é uma bomba calórica. Com o frio às vezes ficamos sem vontade de ir à padaria, o que se pode fazer é aquecer o pãozinho que sobrou numa torradeira ou forninho elétrico.

Queijos e vinhos: quem passa o inverno longe dessas delícias, não sabe o que é viver, porém, muita atenção!!! O ideal é dar sempre preferência aos queijos brancos, que ficam uma tentação com orégano. Também, não devemos deixar de lado os vinhos, pois o tinto é mais saudável e ajuda a combater o colesterol, além de ser é bem menos calórico que um bom vinho branco.

A primeira vista, tudo parece ficar sem graça, mas seguindo as regras acima, você terá uma vida mais saudável e poderá desfrutar mais um inverno sem culpa. Afinal tudo é uma questão de hábito e hábitos são difíceis de mudar, mas nada é impossível.
  

Faço o minimo possível para não ganhar peso, já que o importante é entrar nas roupas que estão no guarda roupa e não elevar o colesterol o resto é consequência  até porque o importante é SER FELIZ!

Um ótimo fim de semana 
Bjs *.*

2 comentários:

  1. Acho que isso é mais uma coisa que as pessoas impõe para a gente, não precisamos nos entupir de calorias porque está frio, podemos manter uma alimentação saudável, digo isso porque faço.

    Amo o frio, funciono super melhor nele. Confesso que para acordar de manhã é mais difícil, mas depois que desperto me sinto com energia para tudo, o calor sim me paralisa totalmente, fico mal humorada e sem ânimo porque minha pressão cai muito.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, engordo mais no verão do que no inverno...
    Obrigada pelas dicas preciosas...
    Bjs e bom começo de semana !
    Anna

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!