quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Como surgiu a comemoração de Natal

O dia 25 de dezembro, Natal, é a data universal em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Mas nem sempre foi assim. Na antiguidade, o Natal era celebrado em datas diferentes ao redor do mundo. Houve época em que a celebração chegava a durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três Reis Magos chegarem até a cidade de Belém, para entregar os presentes ao menino Jesus.
Foi somente no século 4 que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Desde então, diversos costumes foram sendo introduzidos, de acordo com a tradição de cada País, para celebrar a data.

Presépio: o costume de montar presépios surgiu com São Francisco de Assis, que pediu a um artesão que criasse uma réplica em miniatura para que as pessoas visualizassem melhor a manjedoura a onde Jesus Cristo nasceu.



Árvore de Natal: simboliza a paz, a vida, a esperança e a alegria. A tradição foi trazida para o continente americano por imigrantes alemães. O costume se espalhou por todos os países da região.




Por que o pinheiro: foi difundido após o século 19, graças à contribuição da monarquia britânica. O príncipe Alberto, marido da rainha Vitória, de origem alemã, montou uma Árvore de Natal no palácio real. A imagem da família real junto à árvore foi publicada na revista ilustrated London News, em 1846.


Presentes: existem muitas origens para este símbolo. Uma delas conta que São Nicolau presenteava anonimante as pessoas no período natalino. Em outra tradição, mais antiga, e seguida por alguns países da Europa, a troca de presentes é feita em 6 de janeiro e remonta aos três Reis Magos, que presentearam Jesus nessa data.



Achei legal postar essas informações porque eu mesma não sabia do significado que o Pinheiro têm e nos dias de hoje percebo que essa data para as pessoas está mais para o consumismo do que a comemoração entre família. Tanto que muitas crianças pensam que irão ganhar presentes porque foram boazinhas ou passaram de ano.  Por isso, adorei resgatar um pouco sobre a história do dia 25 de dezembro.

Aproveito para desejar a todos que passam por aqui:


"Desejo a todos um Natal de plena harmonia ao lado de seus familiares e que o Papai Noel seja generoso trazendo Saúde, Felicidade e Luz a cada um de vocês".








Bjs natalino ♥






3 comentários:

  1. Eu nao sabia da historia do pinheiro, achava que era porque no inverno da Europa o pinheiro era a unica arvore que continuava verdinha...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. querida Rosangela
    vim te desejar um ano cheio de serenidade amor e saúde.. pois ela è a base para tudo o resto.


    bacione

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!