sábado, 28 de março de 2015

Será que Tapioca engorda??

Estou viciada em tapioca, tanto que não deixo mais faltar a farinha aqui em casa e ultimamente estou até substituindo o pãozinho por ela que fica muito bom com margarina de Canola.  

A tapioca está fazendo parte do cardápio de muitas artistas, blogueiras e nutricionistas, por isso fui pesquisar para saber se ela engorda ou não, descobri que:


A tapioca é de origem indígena e de comum consumo no nordeste do País. 
 
A tapioca é um alimento funcional, pois pode oferecer vitaminas de complexo B, vitamina K. É ótima fonte de sais minerais e Ferro, Cálcio, Fósforo, dentre outros com menores contribuições. A tapioca emagrece e é livre de gordura e glúten, ela não possui gliadina, o que auxilia no processo de redução de medidas. A tapioca também pode ser adotada para prevenir diabetes e reduzir o colesterol. 

Não oferece riscos de sobrecarga calórica, pois 2 colheres de sopa oferecem apenas 70 calorias, 14 gramas de carboidrato e 1,6 grama de proteína. O valor calórico é referente à massa, pois devemos atentar-se para os recheios escolhidos.
 
A tapioca oferece carboidratos complexos e livres de colesterol, o que proporciona saciedade por um maior intervalo de tempo. O carboidrato é fonte de energia, o que proporcionará um rendimento melhor nas atividades diárias. 

Segundo alguns nutricionistas, a tapioca também pode ser uma alternativa para os momentos de ansiedade comuns em dietas restritivas. A tapioca pode proporcionar liberdade para você adequar recheios saborosos que podem auxiliar na ansiedade e desejo por doces. 

Tapioca no jantar

Profissionais em geral recomendam que as refeições do período noturno devem ter valores calóricos menores, e até nisso a tapioca pode auxiliar. As refeições podem ser substituídas por combinações apetitosas da massa da tapioca com proteínas e saladas. 



Praticidade no preparo

Seu preparo é simples e pode se enquadrar até em rotinas mais atribuladas. A tapioca pode ser uma alternativa para quem passa o dia inteiro fora de casa, pois podem ser feitas e transportadas facilmente. 

Eu compro a tapioca já pronta, e de todas marcas que testei gostei muito da terrinha, porque a farinha é mais fininha e bem branquinha. 
 
Passo a passo para preparar a tapioca
 
Blá Blá Blá da Rô
Coloque a frigideira antiaderente no fogo,
 
Não deixe esquentar muito, pois pode comprometer o efeito crocante da tapioca,
 
Espalhe 2 colheres de sopa da farinha na frigideira,
 
Forme um circulo e evite buracos na massa,
 
Aguarde que a massa seja aquecida e não vire,
 
Assim que estiver com textura grudada, ponha o recheio escolhido.
 
Dobre a massa ao meio e forme a meia lua,
 
O processo de preparo é de 3 a 4 minutos.

Gosto da tapioca salgada com mussarela, tomate e orégano, substitui o tradicional misto quente.

Blá Blá Blá da Rô
Para tapioca doce, uso desde Nutella até frutas como morango com leite condensado...fica gostoso e ainda sacia aquela vontade de comer chocolate.


Blá Blá Blá da Rô
A conclusão que cheguei é que a tapioca não engorda e sim o recheio escolhido. 

Ainda quero fazer um bolo de tapioca, por isso quem tiver uma receita prática e gostosa para me passar, vou ficar feliz. 




Um ótimo domingo para você.

Bjs ♥






4 comentários:

  1. Ro,
    Eu também tenho substituído ela no lugar do pãozinho. E para não "engordar" com os recheios tenho escolhido peito de peru ao invés de queijo e presunto e doce esses dias atrás fiz de banana com canela e um pinguinho apenas de nutella hahahaha. São tantas as opções não é mesmo?
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Cuidar com o recheio.Mas adoooooooro tapioca e crepioca! beijos, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  3. Já gostava de tapioca antes, e agora então vou virar fã! Bjs
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Rô!

    Acho que nunca comi tapioca, acredita nisso? Mas vendo seu passo a passo me deu uma vontade de experimentar.

    Feliz Páscoa! ღ

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!