segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?



O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro.
Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".


Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com

Um grande Beijo aos mestres que fizeram parte da minha trajetória escolar.


6 comentários:

  1. Veja só...eu não sabia! Obrigada pela informação...
    Hoje acho que eles precisam de mais respeito, vejo cada coisa aqui na cidade e percebo que é bem diferente de 30 anos atrás...
    Parabéns aos professores!
    Beijos e te desejo uma ótima semana com muita paz!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. Meu dia! *.*
    E pra comemorar estou em casa de pernas pro ar! haha

    beeijo Rô!

    ResponderExcluir
  3. Eu nao sabia que a historia do dia dos professores era tao bacana. Obrigado por compartilhar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Que história interessante, Rô!
    Para mim as pessoas só conseguem exercer uma profissão, porquê antes existiu um professor que compartilhou algum ensinamento na vida dela. Essa é a profissão mais importante do mundo.
    beijos e lindo começo de semana.

    ResponderExcluir

  5. Obrigada Rô, foi bom saber viu!

    Já fui professora tanbém e adorava o que fazia!

    bjnhs

    ResponderExcluir
  6. Oi Rô!

    Que legal! Eu nao fazia ideia do motivo da celebração. Parabéns aos professores de verdade!!!!


    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!