quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Emagrecendo com saúde_Chia

A minha colega Sueli já tinha me chamando a atenção para essa semente inclusive ela está tomando e está tendo resultados positivos, mas confesso que não dei importância até que ontem na aula de Yoga a Professora nos passou o texto abaixo.

Semente originária do México desbanca linhaça entre os emagrecedores
Trata-se da chia, um alimento funcional muito popular entre os incas, maias, astecas e outros povos pré-colombianos. Seu poder está concentrado principalmente em suas sementes, ricas em fibras solúveis e insolúveis.
Chamada de superalimento, a chia tem mais cálcio do que o leite integral, mais ômega-3 do que o salmão e, ainda por cima, ajuda a perder os quilinhos a mais.
A nova aposta entre os emagrecedores não é, na realidade, uma novidade. Pelo menos não para os mexicanos e outros povos americanos.
Segundo a nutricionista Vivian Goldberger, da clínica Emagrecentro, a vantagem das fibras presentes na casca da semente da chia é proporcionar a sensação de saciedade.

- Quando entram em contato com a água, essas fibras formam uma espécie de gelatina excelente para o intestino, pois ajuda a regulá-lo e potencializa a absorção de nutrientes.
Essa gelatina formada pela chia, quando umedecida, retarda a nossa vontade de comer também por ocupar espaço no nosso aparelho digestivo. É como se demorássemos mais tempo para ficar de “estômago vazio”.

Mas não apenas quem quer fazer as pazes com a balança deve incluir chia no seu cardápio. Essa sementinha é a principal fonte alimentar de ácidos do tipo ômega-3, importantíssimos para regular os níveis de colesterol ruim e triglicérides no sangue.

- Ela tem muito mais ômega-3 do que o salmão e do que a linhaça. E com uma vantagem em relação a essa última: não é preciso triturar a semente chia antes de ingerí-la para conseguir absorver o benefício.
Ficou interessado? Pois saiba que basta apenas comer uma colher (de sobremesa) de chia por dia para melhorar o funcionamento do seu intestino e sentir menos fome. Mas atenção: não exagere no consumo da chia. Uma colher (de sopa) dos pequeninos grãos tem 65 calorias.

E, já que não é preciso triturá-la, dá para adicioná-la a iogurtes, vitaminas, sucos, saladas, sopas e outras receitas.

Proteção do cérebro

A semente de chia contém altas concentrações de três minerais fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo: o ferro, o cálcio e o magnésio.

- Cálcio é importante para a saúde dos ossos. Mas, em combinação com o magnésio, é melhor ainda, pois esse mineral desempenha um importante papel na parte da construção óssea e muscular.

Além disso, o magnésio é excelente para o funcionamento mental, porque atua no nosso humor, no combate ao estresse e na melhora da nossa motivação.
Fonte de pesquisa: MdeMulher

Ainda não comprei a minha, mas se por acaso alguém já estiver comendo essa semente nos conte o que está achando e se está notando alguma diferença.

Namastê.

4 comentários:

  1. Oi Rosangela,brigado da visita e comentarios,gostoso conhecer outras pessoas, é muito bom comer coisas naturais...e até que eu como, mas...e a coca-cola que faço!!!!!bjs.

    ResponderExcluir
  2. Mada,

    Obrigada pela visita!
    Realmente a coca é viciante ainda mais agora no verão rsrsr

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi estou acessando o blog de sua filha , hehe , embora tenhas poucas postagens, parece ser muito bom, e concerteza viram outras resenhas.

    ResponderExcluir
  4. Oi, amei esses conselhos,más, não sei onde comprar esta abençoada semente. Me diga por favor, amanhã dia 12 estarei na casa de minha mãe, ligarei para vc, bjs.

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!