sábado, 11 de fevereiro de 2012

Filme - Rio

Resenha
Carlos Saldanha acertou na mosca, ou melhor, nos pássaros. “Rio” é um filme tão simples quanto exuberante, sem deixar de ser fiel. Simples porque parte de uma ideia única, sem tramas paralelas, o que não confunde as crianças menores, deixando claras desde as primeiras cenas as intenções do filme. Exuberante porque tanto as cenas de recriação da Cidade Maravilhosa quanto a animação dos pássaros são de tirar o fôlego. E fiel porque, a menos de um detalhe ou outro (que, sinceramente, em nenhum momento comprometem), o nível de cuidado com os detalhes da reprodução de ruas e ambientes da cidade é impressionante, tudo bela e caprichada mente retratado.
Até o desfile das escolas de samba é tão legal que deveria até dar ideias para os carnavalescos de carne e osso ! Há clichês, claro, mas que não tornam o filme um samba-do-crioulo-doido (com ou sem trocadilho com o samba presente o tempo todo no filme).
Além de tudo, é um filme divertido: dá para rir em vários momentos. O diretor Carlos Saldanha se dá ao direito de um tom muitas vezes lírico, como já havia acontecido em seu A Era do Gelo 3, e isso é mais um ingrediente interessante ao filme que não perde sua função principal: divertir.

Adoro assistir desenhos porque esvaziamos nossas cabeças dos problemas diários. 
O cinema onde fui ver o filme, estava cheio, em especial de crianças, que sem dúvida se divertiram a valer. Assisti ao filme dublado, e pela primeira vez saí com a sensação de que a versão legendada (e não o contrário) é que pode perder um pouco por conta do sem número de referências cariocas na linguagem, sotaque, entonação e gírias utilizadas. Mas mesmo que isso aconteça, nada atrapalhará a compreensão e o encantamento também dos estrangeiros que assistirem ao filme pelo mundo.
A propósito, pode ser que algum crítico alegue que “Rio” não ajuda a mudar a imagem do país no exterior, mas esta, definitivamente, não é a função do filme: ações efetivas, fora do contexto cinematográfico, ou seja, na vida real, é que deveriam fazê-lo. 


Encante-se, divirta-se, aproveite!
bjs

5 comentários:

  1. Eu tenho esse filme em casa e adorei, aliás eu adoro um filme infantil Rô, o ultimo que eu assiti foi Tim-Tim otimo tbm, bjks e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela recomendação, vou procurar na locadora.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meninas

    Filme infantil é muito gostoso de assistir ainda mais quando o cenário é colorido, deixando o dia a dia da gente mais feliz né?!

    bjj

    ResponderExcluir
  4. Oi Ro!
    eu tambem amo assistir desenhos!
    Ai como a infancia é boa... que saudades da minha
    bjs boa noite pra vc

    ResponderExcluir
  5. galera podem ver esse filme aqui neste site http://www.cinefox.biz/category/lancamentos/

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!