terça-feira, 17 de abril de 2012

Bom ou Mau Humor!!!


Mesmo sendo uma praticante de Yoga assídua as vezes fico de mau humor, e se me perguntarem qual é a causa, sinceramente não sei explicar, simplesmente ele chega sem avisar, mas mando ele embora rapidinho, substituíndo pelo bom humor.rsrsrsrs

Pesquisando sobre o mau humor descobri que o mesmo pode nos causar depressão, então vamos ficar alerta para não caírmos nessa armadilha. 
  
Resultados de um experimento publicado no periódico científico International Journal of Psychophysiology, por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Toho, no Japão, comprovam como a respiração consciente pode ajudar as pessoas a se sentir mais tranquilas e bem-dispostas. Para chegarem a essa conclusão, os cientistas ensinaram os participantes do estudo, todos eles saudáveis, a respirar profundamente com o abdômen. Depois de terem focado a atenção nesse movimento por 20 minutos, as pessoas foram entrevistadas e relataram diminuição de sensações negativas e melhora do humor. Exames de neuroimagem realizados antes e depois da prática mostraram por que sentiam isso: havia maior evidência de neurotransmissores serotoninérgicos no sangue e mais hemoglobinas oxigenadas no córtex pré-frontal, área associada à atenção e ao processamento de alta elaboração.

Outro estudo sobre os efeitos do controle da respiração, publicado na edição da Cognitive Therapy and Research, se deteve nos sintomas da depressão. Pesquisadores da Universidade Ruhr- Bochum, na Alemanha, solicitaram aos voluntários do estudo, todos eles também saudáveis, que durante 18 minutos permanecessem atentos à entrada e saída do ar dos pulmões, procurando não deixar a mente se perderem em divagações. Ao fim dos testes, os que foram capazes de manter contato consciente com sua respiração relataram diminuição de pensamentos negativos e de desvalorização de si mesmos, bem como maior controle das ideias insistentes e dos sintomas depressivos.

“Essas conclusões nos levam a considerar que o exercício de manter a consciência plena no aqui e agora por meio da respiração e da prática da meditação tem papel importante na prevenção da depressão”, diz o autor do estudo, o psicólogo Jan M. Burg. “Isso pode ajudar as pessoas a se distanciar de ideias insistentes, um importante fator de risco para depressão.”

Bjs

14 comentários:


  1. Sou uma felizarda.
    É raríssimo me ver de mau humor.
    Um beijinho

    Lucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia,

      Isso é um privilégio, agradeça sempre aos anjos porque nos dias de hj o que mais encontramos pela frente são pessoas mau humorada.

      beijinhos

      Excluir
  2. Todos temos direito a um pouco de mau humor, mas logo que nos damos conta,. mudamos e aí, tudo fica melhor! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, é bem isso mesmo as vezes não conseguimos escapar do mau humor mas temos que breca-lo antes que possa ser contagiante...afinal o bom humor é tão prazeroso né?!

      beijinhos

      Excluir
  3. Muito boa sua postagem!
    Realmente precisamos ter cuidado
    com o mau humor, que poderá nos levar a depressão.
    Abraços! Tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado Imac é um assunto que temod que estar sempre atendas para não ficar mau humorada.

      Tudo de bom para ti tb.

      bjs

      Excluir
  4. Rô oi, olha na fila do bom homor eu passei umas 10 vezes antes de nascer, adoro viver, e melhor viver de bem com a minha propria vida.
    Seu post ficou lindo, parabéns!!
    Claro eu tb tenho meus dias negros kkkkk mas pinto logo de branco!!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte em menina, então aproveita esse bom humor seu e contagie os que estão ao seu redor.

      Estou procurando pintar o meus dias de rosa porque assim o mau humor não têm vez rsrsrsr

      bjs

      Excluir
  5. Eu sou "naturalmente bem humorada"...rs... dificilmente estou de mau humor, mas as vezes, claro que isso acontece. Admiro quem consiga praticar a Yoga, e controlar a respiração, isso faz toda a diferença!! Eu simplesmente não tenho "paciência"...rs.. Bjsss e boa semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo bom humor, continue sempre assim vc só têm a ganhar.
      Quanto a Yoga pode ter certeza que todos conseguem prática-la é só uma questão de muita persistência...eu que o diga afinal sou muito anciosa.

      bjs

      Excluir
  6. Sou a rainha do mau humor! Eu realmente preciso mudar isso!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia,

      Sempre há tempo de se mudar, então acho que vc pode correr mais atras do bom humor e ser feliz.

      Tenho certeza que logo vc estará contagiando as pessoas ao seu redor.

      beijinho

      Excluir
  7. Olha só! E sabia que eu sou prova de que isso é verdade? Eu já tive depressão há alguns anos atrás, por sorte por pouco tempo, pois logo fiquei sabendo dessa técnica, se é que podemos chamar assim. Eu fazia direitinho a cada duas a três horas, uma sessão de 5 minutos de respiração controlada. E adivinha? Estou ótima e mais feliz que nunca!
    É muito legal, eu sempre indico pra todo mundo.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Déia que bom que vc superou essa fase...e acredito que a respiração funcione mesmo porque na turma que faço Yoga tem meninas que passaram por esse problema e hoje estão super bem.

      Parabéns por ter vencido esse desafio.

      Um fim de semana com muita LUZ!

      bjs

      Excluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!