quinta-feira, 5 de abril de 2012

A impotância da Paciência

imagem retirada do google
Ao ler esse texto percebi que estou sem muita paciência com pequenas coisas do dia a dia, então comecei a me "policiar" para não me tornar uma pessoa extressada e contaminar as pessoas ao meu redor. Percebi que é difícil mais não impossível.

Esse texto foi escrito pelo Prof. Luiz Marins
 
O tempo urge. Os compromissos se multiplicam. O excesso de informação nos faz ter a sensação de eternos atrasados – no tempo, no espaço, na vida... Perdemos a noção do tempo da natureza , de que as coisas devem nascer e crescer. De que a semente leva um tempo para germinar. A planta um tempo para crescer. O fruto um tempo para amadurecer. Queremos tudo já! Imediatamente Já! Para ontem!!! 

Investidores querem que seus negócios dêem resultado em poucos meses. Funcionários querem ser promovidos em poucas semanas de emprego. Clientes querem o produto entregue em algumas poucas horas após o pedido. E se tudo não ocorrer na estonteante velocidade que imaginamos.... "perdemos a paciência!" Perdemos aquela que já estava perdida em nossa consciência ingênua (e pouco crítica) há muito tempo. Na verdade o homem e a sociedade contemporâneos estão "perdendo a paciência".

Com a virtude da paciência "perdida", o homem fica um ser estressado, à mercê de suas emoções explosivas. Não sabendo esperar o "fruto amadurecer", os come sem sabor, amargos, pois que ainda não amadureceram e não estavam prontos para serem consumidos com o sabor do açúcar que só o tempo é capaz de dar.

Saber "dar tempo ao tempo" é sabedoria de poucos. Ter a paciência histórica de dar tempo ao tempo para ver suas ações converterem-se em resultados, é sabedoria de poucos. Manter-se, pacientemente, no foco, até que o mercado reconheça sua empresa e seus valores, é sabedoria de poucos empreendedores – os de sucesso! Saber esperar a tempestade passar para continuar caminhando no rumo certo é sabedoria de poucos.

A massa ignora, gasta toda a energia lutando contra o inimigo errado, no campo errado, com armas erradas, no momento errado – e em seguida chora a própria derrota. Sem paciência não têm capacidade de analisar, cismar, questionar, pensar e decidir com sabedoria.

A paciência é irmã gêmea da sabedoria.
A paciência é o solo fértil onde a sabedoria germina. Sabedoria sem paciência é tão ilusória quanto será sempre vil a paciência sem sabedoria. Mas como gêmeas, a maior sabedoria está justamente na paciência. A paciência é a própria sabedoria no tempo.  É o saber o tempo de semear, o tempo de colher, o tempo de ser para alguém, aquele alguém sereno que sabe o que quer e para onde vai porque sabe esperar o momento certo de ir.”

Aproveitem o fim de semana prolongado para exercitar a sua paciência.
Enfim a "paciência é uma virtude".

Bjs



12 comentários:

  1. É.. a paciência é uma virtude! Exercitá-la é trabalho árduo. Tem aqueles dias de tolerância zero q é difícil engolir... um bom dia pra treinar.. rs!

    Beijinho e uma linda e doce Páscoa pra vc e sua família!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza

      Eu que o diga, mas estou tentando ficar mais paciente principalmente com os pequenos imprevistos do dia a dia...que muitas vezes não afeta em nada a vida como um todo.

      Uma Páscoa linda para vc e sua família também.

      bjs

      Excluir
  2. Queria muito ser paciente, mas acho que a impaciência na minha história de vida é um traço de família. Todos os membros da minha família, onde nasci, são pessoas extremamente impacientes, e acho que herdei ou aprendi esse tipo de comportamento. Então para mim é bem difícil segurar a impaciência, mas vou continuar tentando até o fim da minha vida.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, isso mesmo é sempre bom tertar ao invés de se arrepender por não ter tentado... vou torcer por vc.

      Uma ótima Páscoa.

      bjs

      Excluir
  3. Oii Amiga!!!
    É verdade a paciência hoje em dia está cada vez mais difícil né?
    Devido a correria do dia a dia...mas qdo nos deparamos com um texto assim é que nos tocamos de que já não tínhamos mais paciência e nem havia dado conta!!
    Quero ter mais paciência a partir de hoje!!!sei que com um pouquinho de esforço de nossa parte conseguiremos não é mesmo?
    Beijos e uma Feliz Páscoa para vc junto de sua família!!
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia

      De vez em quando é bom lermos texto assim é como se um sino tocassem dentro de nós e assim a gente dá um brecada na impaciência...
      eu estou tentando mas tenho convicção que não é fácil.

      Uma Páscoa linda para você e sua família!!

      bjs

      Excluir
  4. Eu pedi muito para jesus nestes dias o dom da paciencia
    com amizade e carinho feliz Páscoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Moniquinha

      Que Jesus lhe proporcione muita paciência e para todos nós também.

      Feliz Páscoa.

      bjs

      Excluir
  5. Puxa, Rô! Que texto bonito! É verdade... andamos bem sem paciência!!! Obrigada por nos ajudar a abrir os olhos!

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Déia

      Fico feliz em poder contribuir com vcs, mesmo que sendo por um texto...e não podemos esquecer que a "Paciência é uma virtude".

      bjs

      Excluir
  6. Ler o texto do Prof. Marins (adoro a lucidez e o humor dele) ouvindo "Paciência" do Lenine... Aí é uma questão de vontade -- de boa vontade -- reduzir a marcha, diminuir o ritmo, respirar fundo, olhar em volta e tirar de cima dos ombros o peso da agenda diária (e tirana) que nos impomos por conta própria!!! Mas a gente precisa ter esses "lembretes" de consciência diariamente. Então vamos seguindo, um lembrando ao outro o que vale a pena, de verdade, na vida. Conto com vc pra essa missão!!!!! Bjs, Mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mara

      Não é fácil mais tb não é impossível então vamos tentar né?!
      E conte comigo no que for preciso, juntas venceremos a impaciência rsrsrrs

      bjs

      Excluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!