domingo, 6 de maio de 2012

Os alimentos - vilões e os aliados de uma vida saudável

Como o dia das mães é no próximo domingo (13/05), passei o domingão fazendo o presente da minha mãe (uma caixa personalizada com fotos), que está ficando bem legal, depois mostro para vocês tá?!  E paralelo a isso assisti o programa da Eliana no SBT, umas das reportagens que me chamou muito a atenção foi a do Dr. Responde que abordou sobre "os alimentos que são vilões e os que são aliados do envelhecimento" e como faço reducação alimentar já uns 08 meses com uma nutricionista, dicas como essa são sempre bem vindas, porque acabo incluíndo essas dicas no meu dia a dia (não é fácil, afinal são tantas a tentações rsrsr), mas quero atingir a minha meta até julho.

Segundo o endocrinologista e nutrólogo Dr. Mohamad Barakat, nem sempre é fácil seguir uma alimentação saudável, mas é necessário ficar atenta aos pequenos hábitos nutricionais que terminam por prejudicar a vida. Certos alimentos são verdadeiros vilões para o envelhecimento. Para ajudar quem quer acabar com esse processo destrutivo agora, o especialista também indica os grandes aliados na cozinha.

Vilões - Conheça os alimentos que podem prejudicar a sua saúde:
Salsicha (perigo: acima de 2 unidades)
A salsicha e outras carnes processadas podem aumentar o risco do câncer de pâncreas em 67%. O nitrato de sódio, presente na salsicha e também no bacon, é uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês.

Refrigerante: (300 ml)
Uma lata de refrigerante possui, em média, 10 colheres de açúcar, 150 calorias e até 55 mg de cafeína, além de corantes artificiais e sulfitos. A bebida é tão ácida que são necessários 30 copos de água para neutralizar esta acidez, muito perigosa aos rins.

Salgadinhos: (perigo: acima de 30g)
Alimento processado com baixo teor nutritivo e alto teor de sódio e gordura.

Sopa processada
Em média, uma xícara de sopa processada contém 760 mg de sódio (1/3 do consumo diário necessário).

Pizza
Atenção principalmente à maioria das pizzas congeladas, cheias de condicionadores de massas artificiais e conservantes. Outro problema é farinha branca que, quando absorvida pelo organismo, se transforma em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

Adoçantes (Perigo: 3 a 4 saquinhos de adoçante ao dia)
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reduziu a quantidade máxima de adoçantes sacarina e ciclamato. Apesar de não ter risco comprovado em humanos, estas substâncias já são proibidas em alguns países como EUA e Canadá: testes feitos em camundongos resultaram em câncer de bexiga nos animais.

Suco de caixinha
Contém alto índice de açúcar, corantes e aromatizantes e o processo de fabricação elimina os nutrientes. Outro problema é a presença dos corantes como a tartrazina, que pode causar, por exemplo, asma brônquica em pessoas alérgicas ao ácido acetil salicílico. Segundo a legislação, os néctares devem respeitar um limite de adição de sacarose. Mesmo assim, chegam a ter 20g de açúcar (2 colheres de sopa cheias) a cada 200ml.

Caldos Concentrados
Teor muito alto de sódio, que provoca aumento da pressão arterial.

Algodão doce
Além de ser puro açúcar, tem corantes artificiais. Segundo o doutor, é um alimento que não deveria existir.

Batata frita
São fritas em óleo vegetal que, em muitos casos, é reutilizado várias vezes. Isto aumenta a concentração de gordura trans, o mais perigoso para a nossa saúde.

Aliados - Descubra a quantidade diária recomendável para que estes alimentos façam bem:
Alho (indicação: 2 dentes de alho por dia)
Seu princípio ativo (alicina) melhora a circulação, diminui a pressão sanguínea, age como antioxidante e fortalece o sistema imunológico.

Castanha-do-pará (indicação: 100 g por dia)
Rica em vitamina E, selênio e zinco, que retardam o envelhecimento celular. O consumo está relacionado ao baixo risco de obesidade e doenças coronárias.

Cúrcuma (indicação: 3 g por dia)
A curcumina, seu mais importante princípio ativo, só é encontrada nesta raiz e age como anti-inflamatório. Também combate o câncer, inibindo a proliferação de tumores, a formação de vasos para sua nutrição e metástase.

Sardinha, salmão, cação e atum (indicação: 100 a 200g 2 a 3 vezes por semana)
Têm a presença de Ômega 3, um tipo de “gordura boa” essencial para o sistema nervoso, o coração e o cérebro. Também possuem minerais com ação anticancerígena. As sardinhas em conserva são consideradas “comida saudável em lata” e devem ser preservadas no próprio óleo.

Quinua (indicação: 3 xícaras por semana do grão cozido ou em flocos)
Este grão é considerado pela ONU como alimento completo, perfeito. É rico em aminoácidos, vitaminas, minerais, carboidratos e fibras. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, derrame, prisão de ventre, fadiga, cansaço, preguiça e depressão. De fácil preparo, também ajuda a emagrecer e melhora o sistema imunológico.

Arroz integral (indicação: 80 a 100g, ao menos em uma das refeições, todos os dias).
É muito rico em carboidratos, um dos principais combustíveis do organismo. Tem muitas vantagens quando comparado ao arroz branco no que diz respeito a fibras, minerais e vitaminas do complexo B.

Banana (indicação: 1 banana ao dia, e para esportistas, 2-3 bananas ao dia)
Tem potássio e vitamina C e B6, que combatem o estresse. O potássio também pode evitar o derrame cerebral, especialmente em quem sofre de pressão alta. A fruta combate câimbra e tem efeito calmante, pois estimula a produção de serotonina.

Brócolis (indicação: 1 a 2 talos por dia)
É um vegetal completo: contém ferro e ácido fólico (que previnem e anemia), além de betacaroteno e vitaminas C e E, nutrientes antioxidantes que retardam o envelhecimento, aliviam a fadiga e dissolvem coágulos sanguíneos. Também possui suforeno e vitamina A, que protegem as células do câncer.

Chá verde (indicação: 3 xícaras ao dia, sem adoçar)
Rico em minerais, vitaminas e flavanóides, que são antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce e inúmeras doenças).

Azeite de oliva: (indicação: consumir em temperatura ambiente, 1 a 2 colheres de sopa ao dia)
Óleo saudável, rico em gordura insaturada, vitamina E e composto fenólicos. É excelente no controle da pressão arterial, na prevenção de doenças cardiovasculares, aumento do colesterol HDL (bom) e redução do colesterol LDL. Além de melhorar a disposição, o azeite também é indicado na prevenção do câncer.

Caviar (indicação: 1 colher de chá ao dia)
Contém uma substância nutritiva chamada vitelline, rica em fosfolípidos e fosfoproteínas. Alguns dos muitos benefícios dos fosfolípidos de caviar: previnem envelhecimento e a queda capilar. Reduzem o processo inflamatório em peles envelhecidas e expostas à radiação ultravioleta; promovem o aumento do desempenho esportivo.
Fonte: Site daquidali
  
Eu particularmente gosto de 70% dos alimentos que são vilões, mas vou me esforçar para diminuir o consumo desses no dia a dia, e você têm vontade de mudar a sua alimentação? 

15 comentários:

  1. Eu gosto de 100% dos alimentos que são vilões e 20% dos que fazem bem!! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih! estou igual a você! rsrsrsr
      Precisamos ter mais consciência senão a coisa vai ficar feia qdo envelhecermos né?!

      bjs

      Excluir
  2. Parece que a maioria prefere os vilões!? Bem, ultimamente, estou com eles e acho que meu biotipo é o culpado (rs), mas brincadeiras a parte, gosto dos aliados... e tenho tentado me reeducar, afinal minha saúde depende disso. beijusss

    ResponderExcluir
  3. É bem isso mesmo, os vilões são os preferidos, tb são os mais gostosos rsrsrs

    Sei que não vai ser fácil, mas vou tentar a minha alimentação, excluir tudo do cardápio tenho consciencia que é quase impossível, mas talvez já ajude se eu diminuir uns 50% né?!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Por que esses viloes tem que ser tao gostosos heim? ôôôôôôôô !!!
    Eu era mega curiosa pra comer caviar, aqui vende em tubos, como creme dental HE HORRIVEL eu simplesmente odiei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilqui

      è bem isso mesmo, os alimentos que gostamos não faz bem...é demais rsrsr
      Bem que vc poderia fazer uma postagem so bre caviar, fica aí a dica...eu nunca comi tenho curiosidade.

      bjs

      Excluir
  5. RÔ QUERIDA, NÃO PUDE VIM NO DIA 30 PRESTAR MINHA HOMENAGEM E ENVIAR CARINHO PRA SUA VÔ. FIZ UM JANTAR PARA UNS AMIGOS E PARA OS FAMILIARES, FUI ME PAPARICAR, FOI UM DIA DANADO DE BOUM.
    QUERIDA, AMEI TUAS DICAS DE ALIMENTAÇÃO EU SALVEI E PASSEI PARA O WORD, ESTOU PRECISANDO DE DICAS, POIS QUANDO TUDO SE ACALMAR ESTAREI FAZENDO UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR.
    Uma semana iluminada, com muita paz!
    Um beijinho repleto de carinho...
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lorena

      Fique tranquila o importante que vc veio me visitar, estarei repassando o carinho a minha avó, sei que é de coração.

      Também estou tentando por em prática, mas está dificil, afinal os olhos só enxerga os alimentos vilôes.

      Uma ótima semana para ti.

      bjs

      Excluir
  6. Oi Rosangela! Obrigada pela visita e pelo carinho. Vc só errou em uma coisa. Vc não tem 90 seguidores tem 91. Bjus!

    ResponderExcluir
  7. Ah esqueci de falar.......Ótimas dicas! Fiquei preocupada com os sucos em caixinha. Aqui em casa eu e meu filho tomamos sem moderação. Bjus!

    ResponderExcluir
  8. O mais chato não é que os vilões sejam mais populares e "interessantes" pra nós, mas que os "mocinhos" da dieta saudável sejam tão esquisitos.
    Quem é que come caviar como se fosse um prato do dia-a-dia? Cúrcuma??? Quinua??? De onde esse povo tira isso? Alguém encontra na feira ou no mercado? E quem é que consegue encarar 2 dentes de alho por dia?
    Tudo bem que a gente tem uma alimentação "torta", mas os especialistas deviam nos ajudar falando de cenoura, mandioquinha, abobrinha e outras coisas "possíveis" de serem comidas regularmente!!!

    ResponderExcluir
  9. Flor, está rolando sorteio lá no blog, se quiser participar sinta-se convidada bjs
    http://glamouremestilobyrosaolin.blogspot.com.br/2012/05/sorteio-da-linha-nutra-da-plantony.html

    ResponderExcluir
  10. Rosângela, já tinha vindo outras vezes, mas nunca comentei!
    Eu fico longe facilmente dos vilões e sou fã dos aliados. Lá em casa comemos muita salada e temos hábitos bastante saudáveis. Só não consigo mesmo me livrar do refrigerante! Pecado uma Coca bem gelada às vezes.

    bj enorme

    =]

    ResponderExcluir
  11. é rosangela, quanta atenção. valeu pelo lindo trabalho no texto. obrigado abraços lamarque

    ResponderExcluir
  12. Eu vou ser sincera eu gosto uns 90% dos alimentos viloes, mas desde o ano passado eu estipulei uma meta de me reeducar alimentarmente, e venho conseguindo muito progresso, mas de vez em quando eu dou uma escorregada...rs. Tambem adoro ler sobre isso, acho importante pra gente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!