sábado, 9 de junho de 2012

Desabafo!!

Uma vez li em um dos blogs que esse cantinho não é só para compartilhar imagens de lugares lindos, frases de motivação, depoimentos felizes, mas também serve para descrever o que nos está aflingindo, por isso decidi dividir com vocês esse momento dificil que estou passando.

Fiquei ausente alguns dias porque estou com problemas de saúde na família, infelizmente descobrimos que o meu pai (69 anos) está com Mal de Alzheimer, isso foi um choque para todos nós inclusive para minha mãe que está totalmente perdida e derrepente passou a solicitar a minha ajuda com mais frequencia do que nunca, talvez seja porque ela sempre foi submissa ao meu pai. Estou muito mais muito chateada com tudo isso, afinal sempre idealizei uma velhice tranquila aos meus pais, mas sei que isso agora faz parte só de um sonho.

Sobre essa doença andei lendo poucas coisas na internet, mas não quis me aprofundar já que é muito triste ver o meu pai que está na primeira fase, apático aos acontecimentos ao seu redor bem diferente daquele homem que sempre foi prepotente, orgulhoso, o sabe tudo, e agora está dependo da minha mãe até para fazer a coisa mais simples do dia que é escovar os dentes.

Essa minha tristeza se deve ao fato de ver a minha mãe sofrer, porque ele como pai deixou muita coisa a desejar ao longo dessa vida, então não acho justo esse "fardo" ter sobrado para ela, mas quem sou eu né para escolher o que vamos passar nessa vida. As vezes tenho a sensação que tudo isso é só um pesadelo e logo vai passar, mas quando volto a realidade vejo que a batalha só está começando. 

Tenho que me fortalecer em todos os sentidos, afinal sinto que sou uma espécie de alicerce para minha mãe, já que o meu irmão Jorge (41) é um menino especial, ou seja é como seu eu fosse filha única, e pelo fato da familia dela estar no Paraná, só tem a mim para contar. Enfim já passei por muitas coisas na vida achando que não sobreviveria, mas provavelmente esse problema seja o mais dificil de todos, só que tenho muita FÉ, que vou conseguir ajudar a minha mãe a enfrentar isso tudo com lucidez e com a razão, por que a emoção nesse momento só nos deixará fragilizadas.

Mesmo tendo pessoas ao meu redor dispostas a me ouvir, eu precisava desabafar aqui,  porque sei que quando começo a visitar os blogs acabo "esquecendo" os problemas (por alguns minutos), ou simplesmente lendo um comentário deixado aqui, ou quando fico pensando no que vou postar, ou seja essa interatividade é muito importante sempre, ainda mais neste momento. 

Foi muito bom poder desabafar.

"As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem."

Érico Veríssimo

bjs



7 comentários:

  1. Poxa Ro que noticia devastadora pra sua familia. Lamento muito por voce e sua mae, eu ja tive um caso de avo com uma doenca bem seria e foi dificil, no inicio a gente acha que nao consegue, que nao e justo e nao entende do porque. Mas com o tempo a gente aprende a administrar as emocoes e aprende a lidar com isso, nao vou te dizer que nao e dificil mas posso te garantir que e possivel viver, ser feliz e continuar a vida. Depois de um tempo a gente consegue elaborar uma organizacao para nao ficar pesado para ninguem e aprende a lidar melhor com a pessoa doente. Vou vou orar por voces para terem forca e conforto nesse momento tao delicado.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ro vou fazer das palavras da nik as minhas, meu teve essa doença. e lhes digo nao se desespere. è como a a nik falou, logo vcs se abituam c a situaçao. e conseguem organizar tudo de uma maneira que nao serà tao pesada, Ro lembre-se que tem coisas bem piores que isso, pode ter certeza!!! bjss

    ResponderExcluir
  3. Força e fé! Bjos Cris Lima

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosangela, tenho visitado seu blog com frequência mais hoje fiquei muito triste com essa notícia, já que os considero como parte da minha família ( apesar da distância e ausência). Deixo a vocês o meu abraço e os colocarei em minhas orações para que Deus esteja dando forças, os confortando e renovando a fé. É um momento muito triste, onde nunca poderíamos imaginar que fosse acontecer, porém é tb um momento de aprendizagem, união e muito amor. Em julho estarem em Sampa e certamente farei uma visita a vcs e espero te encontrar.
    Bjs Ana Amélia

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Ro, imagino como deve ter sido um choque pra vocês! Ainda mais seu pai super novo, deve ser forte ainda, não vai ser fácil ver a evolução da doença, seu pai ali, uma pessoa que vc tanto ama, ver sofrendo! Mas olha, o melhor que temos a fazer é entregar tudo nas mãos de Deus e pedir força pra Ele para a gente passar por tudo com a ajuda e companhia Dele! Pq Ele sabe que nós somos capazes de aguentar, senão não teria dado esse fardo pra vc, e o que nós temos que passar, é só a gente que passa mesmo! Que Deus ilumine vocês e dê muita força e alegria para passar pelas adversidades sorrindo!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rô, minha querida! Que triste ler isto sobre sua família. Ainda mais, por saber exatamente o que você está passando. Há seis anos, minha querida avó se foi. Mas antes disso, ela ficou por alguns anos com esse mesmo problema... Na verdade... aconteceu muita coisa junto. Eu tinha apenas 16 anos e minha amada avó com 80 anos caiu e quebrou o osso da bacia, ficou na cama sem poder fazer nada, até fraldas ela teve que usar. Na mesma época, minha mãe, sempre tão forte, teve câncer e também ficou de cama. Imagina! Eu tinha que cuidar delas, trocar as fraldas da vó, fazer curativos nas duas...! Cuidava das casas delas, fazia almoço pra duas famílias e ainda tinha vacas, porcos e galinhas pra alimentar, tirar leite e catar ovo. E eu tinha apenas 16 anos. Por sorte, morávamos a menos de 10 metros de distancia. Depois que minha avó melhorou um pouco a perna e ja podia andar com o andador, ela sofreu um derrame, o que desencadeou o mal de alzheimer. Passou anos falando coisas estranhas, chamando a minha mãe de mãe, dizendo que aquela nao era a casa dela, chamando por pessoas que ja tinham falecido... tantas coisas...
    Mas Deus nos dá a força que precisamos amiga. Ele nos dá a paciencia de um anjo pra cuidar das pessoas que precisam. É só crer e pedir pra Ele!

    Vc vai conseguir vencer essa etapa! Sei que não será facil, mas vai conseguir!

    ResponderExcluir
  7. Oi Rosângela,

    sinto muito por isso! Te desejo muita força, paciência e fé nesse momento. Espero que você consiga se organizar melhor e que com o tempo o fardo se torne um mais leve!

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!