quinta-feira, 23 de maio de 2013

Comida leve, gostosa e saudável!

Eu adoooro comida japonesa, se pudesse comeria todos os dias e lendo a reportagem abaixo sobre Gastronomia Oriental, só me "obrigada" a comer cada vez mais. rs

Famosos por aderirem a uma alimentação extremamente leve e saudável, os japoneses têm sempre à mesa alimentos que contém as vitaminas necessárias ao organismo no dia a dia. Peixes, algas, cogumelos, tofu, arroz e outros ingredientes da culinária japonesa carregam, para muitos, o segredo milenar da longevidade do povo japonês.

As preparações levam pouca ou nenhuma gordura saturada, tornando os pratos mais leves. Os alimentos crus, preservam 100% dos nutrientes e, além disso, são ricos em substâncias importantes para preservar a saúde, como o ômega 3 do salmão, que previne contra doenças cardiovasculares, ou o lentinan dos cogumelos, que reforça o sistema imunológico.

As algas, por exemplo, enxugam a gordura e estão presentes, principalmente, nos sushis e temakis. Estes vegetais marinhos são excelentes fontes de iodo, necessário para a tireoide e o sistema imunológico trabalharem melhor. São ainda fontes de vitaminas do complexo B, importantes reguladoras da serotonina.
 rodízio de sashimis  - um dos meu almoço
O que dizer então do atum, salmão e truta, verdadeiros aliados do coração e que são muito utilizados na culinária japonesa? Esse trio é rico em ômega 3, um ácido graxo que faz uma verdadeira limpeza nos vasos sanguíneos, dissolvendo as placas de gordura que se fixam nas paredes das artérias, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares. Outra função importante é reduzir os níveis do colesterol ruim, o pepino, que compõe saladas, temakis e sushis. Este alimento é composto de 95% de água, por isso tem baixa caloria e garante a hidratação do organismo. Além disso é um diurético natural e contém potássio, que favorece a flexibilidade muscular. 

O gergelim, também utilizado pelos japoneses, é um dos vegetais mais ricos em lecitina, que facilita a dissolução das gorduras, além de lubrificar o intestino. E não é só isso. A semente atua ainda como ativadora do reflexo cerebral e fortalecedora da pele. A presença de cálcio em sua composição ajuda também a combater o desgaste ósseo.

Na culinária oriental ainda é utilizado o gengibre, rico em fibras, que tem ação desintoxicante, favorece a digestão e apresenta propriedades que auxiliam no tratamento de inflamações, principalmente na garganta. Outros produtos que se destacam são o cogumelo, que blinda o organismo, e o tofu, derivado de soja e excelente fonte de proteínas, além de ser rico em minerais como cálcio, fósforo e magnésio.


Fonte: Caderno especial - Tecnisa

Aqui em casa sou a única que gosta desse tipo de comida, por isso sempre vou a rodízio com amigos.

E amanhã sexta-feira o meu almoço será em um rodízio japonês, na companhia de amigos, regado a conversas divertidas...isso não tem preço!


Bjs *.*

Um comentário:

  1. Oi Rô!!!

    Muito interessante os benefícios deste tipo de alimentação. Eu amo a cultura japonesa mas infelizmente não consigo apreciar a comida deles porque meu paladar é mais para uma comida italiana.
    Ótima semana!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!