sexta-feira, 9 de março de 2012

Proteja a casa de ácaros

Evite as crises alérgicas geradas por esses inimigos invisíveis

Tapetes felpudos, carpetes, sofás de chenile, bichos de pelúcia, animais de estimação e edredons quentinhos são os lugares preferidos dos ácaros, que se instalam sem que a gente perceba e provocam reações alérgicas nas pessoas mais sensíveis.
“Os ácaros procuram no ambiente o abrigo e a proteção necessários para viverem. E nossa moradia configura o local perfeito para isso”, afirma o pesquisador Nicolau Maués Serra-Freire, do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
Isso sem contar que encontram matéria orgânica como fungos, vegetais, excrementos de animais, descamações da pele, cabelos e restos de alimentos em quantidade para se alimentarem.
Para evitar o problema, o mais indicado é se livrar de todos os possíveis focos de ataque, optar por piso frio e trocar o estofamento por couro, o que nem sempre é possível. “A melhor maneira de conviver pacificamente com os ácaros é reduzir o alimento disponível para eles. Com menos alimento, a colônia cresce menos”, diz o pesquisador.
 
1- Mantenha portas e janelas abertas para arejar os ambientes;

2- Retire a poeira de colchões, carpetes, sofás, almofadas e cortinas. Ácaros adoram pó. Para garantir a limpeza, use um aspirador de pó com filtro.

3- . Alguns modelos de colchões já vêm com proteção antiácaros. Quem não quiser mudar o colchão pode revesti-lo com capas protetoras com tratamento antimicrobiano que impede a passagem dos ácaros;
Fique atenta a validade do mesmo.
Renove colchões e travesseiros após seis a dez anos de uso.

4- Faça uma higienização periódica em colchões,sofás, tapetes e carpetes. Em apenas um ano de uso, esses locais chegam armazenar quase cinco milhões de ácaros.

5- Lave periodicamente cortinas e tapetes. Se estiverem tratados com algum produto antiácaro, não molhe ou use produtos químicos. Apenas passe o aspirador de pó uma a duas vezes por semana;
 
6- Troque a roupa de cama uma vez por semana. Em dias mais quentes e no verão, troque duas vezes por semana. Aproveite para virar o colchão de lado. Se possível, exponha-o ao sol;

7- Desumidificadores de ar ajudam bastante. “Ao procurar abrigo, o ácaro busca pouca luz, umidade acima dos 60% e calor abaixo dos 50ºC. Então, quando é instalado um, com capacidade volumétrica compatível com o volume do espaço, o abrigo deixa de ser ideal para os ácaros. Suas duas possibilidades imediatas são: morrer ou abandonar o ambiente, migrando para outro lugar (lembrando que toda a casa deve ser desumidificada)”.

8- Mantenha a disciplina: faça as refeições na cozinha ou sala de jantar (nada de sentar no sofá ou na cama); não troque de roupa em qualquer cômodo e não entre em casa com sapatos usados na rua;

9- Instale esterilizadores de ar. Eles puxam os ácaros do ambiente para dentro do aparelho que, com circuitos internos que esquentam a até 300ºC, elimina os microorganismos.


Matéria de Katia Deutner, especial para o iG São Paulo

Ótimas dicas né!?
 bjs



12 comentários:

  1. Olá! Estou aqui para agradecer a sua visita ao meu blog e logo gostei do seu post, eu tenho asma e este é um assunto corriqueiro na minha vida,adorei as dicas!!!
    Muito beijos para você e sua família!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nadja

      Considero essas dicas práticas para o nosso dia a dia.
      Obrigada pelo carinho.

      bjs

      Excluir
  2. Por aqui, principalmente no inverno, por conta dos aquecedores, é super complicado tentar manter os acáros longe de casa! Eu sempre abro as janelas e deixo o ar frio entrar para dar uma arejada. Quanto aos sapatos, por aqui já é tradição deixá-los do lado de fora, ninguém entra em casa com o sapato usado na rua. Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra,

      Realmente no inverno é dificil ficar livre deles, mas eu já estou providenciando a lavagem dos ededrons/mantas, cortinas e tapetes para a chegada do inverno...acho que dessa forma consigo espantar os acáros.

      Aqui em casa também não entramos em casa de sapato usado na rua...mas tem gente que acha frescura.

      Um ótimo fim de semana para vc também.

      Bjs

      Excluir
  3. Oi Ro,

    nossa eu sou super alérgica,tenho que tomar o maior cuidado com os ácaros!

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, eu não sou alérgica mais tenho implicância com esse bichinho, tanto sou meia chata com limpeza...só eu mesmo.

      bjs

      Excluir
  4. Amei as dicas, esses bichinhos sao umas praguinhas mesmo, dificil de eliminar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que o digo, fico tentando tirara ele do meu caminho...as vezes prefiro nem pensar senão que lavar tudo quanto é roupa.

      bjs

      Excluir
  5. OI querida que bem te cer por lá...
    Amei, e espero te encontrar mais vezes e fortalecer nossa amizade.
    tenta fazer os corações , olha alegrou minha casa...
    Então menina este seu post esta ótimo, bem explicativo e bem facil de entender.
    Agora com a proximidade do inverno a casa fica mais fechada e já viu... Sabe que gostaria de postar em meu blog esse assunto, se me permitir... Colocaria os devidos creditos a voce e das devidas referencias, claro...
    Amiga, tenha um lindo domiingo em familia.

    ResponderExcluir
  6. Olá com certeza é o inicio de uma amizade.

    Quanto aos corações vou iniciar as artes manuais logo logo, aí quem sabe me atrevo a fazer os corações.

    Fique á vontade para postar essa matéria no seu blog (só não deixa de mencionar a fonte de onde tirei o texto, por causa de direitos autorais).

    Uma ótima semana!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. O querida muito obrigada, vou preparar um post sobre e te falo quando estiver pronto.
    Esse assunto todos devem se interar! O inverno se aproxima.
    Beijos e apareça amiga!

    ResponderExcluir
  8. Oi,

    Ok, fico aguardando então tá?!

    Pode deixar que te faço uma visitinha sim.

    bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!