terça-feira, 13 de novembro de 2012

O segredo do feijão cozido perfeito


Em casa pode faltar o arroz e a mistura mais o feijão nem pensar, porque a Gabi come feijão com arroz. Por isso tenho a preocupação/obrigação de cozinhar o “pai da mesa” toda semana, e na maioria das vezes cozinho porções generosas para congelar e temperar conforme o uso.
Quando li essas dicas naquele jornalzinho de supermercado, logo pensei em compartilhar aqui, afinal  quem não gosta de saborear um feijão cozido, em que o caldo fica bem grosso e com aquela cor clarinha...só precisando de um ovo  frito como mistura. 



O feijão é alimento básico da alimentação brasileira, gostoso, saboroso e nutritivo, o feijão é rico em proteínas, cálcio e em hidratos de carbonos, e foi descoberto 10.000 anos antes de cristo na América do Sul. 

O primeiro passo é colocar todos os feijões espalhados e escolher os que estão bons para serem cozidos do que vão para o lixo depois de separados, pegue os grãos bons e deixe de molho em um recipiente com água por pelo menos 12 horas – se você estiver com pressa, ferva um litro de água e deixe o feijão de molho por cerca de 2 horas. Isso vai ajudar a amolecer o feijão.  Depois disso, despeje o feijão em uma panela de pressão e complete com água ate mais ou menos metade da panela, se preferir você até pode usar uma panela comum, mas o processo será mais devagar. Feche a panela e deixe o fogo e temperatura máxima.
Deixe o feijão cozinhando, e assim que a panela começar a apitar conte 30 minutos, passada essa meia hora, desligue o fogo e deixe a panela esfriar! Quando ela já estiver fria, abra e veja se o feijão já está totalmente amolecido, porem tome cuidado nesse ultimo passo para não explodir a sua cozinha e se machucar, o mais indicado é colocar a panela debaixo da água para esfriar, mas tenha certeza de que a panela realmente já está mais fria.  Se o feijão não estiver amolecido, repita o processo, mas com um tempo menor de cozimento para ele não ficar mole demais.
Depois de cozido, você pode complementar o seu feijão com linguiça e/ou bacon, fatie a linguiça em fatias e o bacon em cubinhos, frite e depois junte ao feijão e leve ao fogo novamente. Adicione uma colher de sopa bem rasa de sal, mas fique atenta, pois a linguiça e o bacon já são salgados. Deixe tudo na panela e ferva por mais 10 minutos em fogo baixo, para o caldo engrossar. Seu feijão está pronto e delicioso! Se você quiser, pode por depois de pronto salsinha e cebolinha para dar mais gosto ao tempero.

A sugestão desse último paragrafo está mais para o feijão gordo, que por sinal fica muuiiiitttoo bom!
Espero que tenham gostado das dicas!

Bom apetite! *.*



8 comentários:

  1. Goste de ver as dicas e não dá pra faltar feijão fresquinho e com caldo grosso...Aqueles aguados, podem passar loooooooooooooooonge,sr beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Adoro feijao c arroz!!! saudade da nossa comidinha Brasileira!!

    ResponderExcluir
  3. Aieeeeeeeeeeeeeee Rooooooo do céuuuuuuu eu amo amo amo amo amo dimmmmaaaaaaaais feijãooooo. E quando poe calabresa em rodela com coentro santo DEUS deu até fome!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nham, feijão com bacon... nunca vou emagrecer kkkkkkk
    Bjo Rô

    ResponderExcluir
  5. Adoro feijão ! Sobre tudo arroz com feijão e feijoada...mas também chili com carne e temos aqui também pasteis de feijão ( do branco) !
    Bjs
    Anna

    ResponderExcluir
  6. Olá Rosangela...

    aqui tb cozinho feijão toda semana! De seg a sex, tem feijão na mesa quase todos os dias! Só q aqui preferem o preto. Aí, eu refogo uma calabresa ou linguiça toscana mesmo, jogo uma cebola picadinha e alho pra refogar tb e uma folha de louro! Depois, coloco o feijão cru e água fervente até metade da panela de pressão e deixo cozinhar. Quando desligo a pressão (entre 1/2 hora, 45 minutos) testo o sal e completo, se precisar! ADORO um feijão com farofinha.. hahaha...

    Beijokinhas e ótimo feriado!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amei a dica Ro, obrigado por compartilhar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Eu também não como sem feijão por nada, é muito bom! haha

    beijo
    www.misssainha.com

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!