quinta-feira, 6 de junho de 2013

Alimentos que fortalecem o organismo para evitar a gripe

Tô sumida nè?! É devido a renovação no Ciclo profissional, comecei a trabalhar no novo departamento nessa semana, e claro como toda mudança têm os altos e baixos, principalmente porque agora é um pouco mais longe de casa. Mas aos poucos as coisas vão se ajeitando e eu retorno com as postagens e visitas nos blogs das amigas (os) virtuais.

Aqui em São Paulo está fazendo muito frio, principalmente de manhã, tanto que estou com a sensação que vou ficar gripada, pode até ser que seja a imunidade que baixou devido a adrenalina, dessa fase de mudanças.

E como já tomei a injeção da gripe, acho interessante adotar algumas dicas no dia a dia para tentar evitar se resfriar. Encontrei essa reportagem que pode nós auxiliar.



fonte: google



"A princípio, a gripe se parece com um resfriado comum, com congestão nasal, coriza, espirros e dor de garganta. A diferença é que resfriados normalmente se desenvolvem lentamente, e a gripe tende a começar repentinamente. O resfriado causa apenas um mal-estar, já a gripe, causa sintomas bem piores e a pessoa se sente de fato muito mal.

Alguns sintomas da gripe são: febre com temperatura superior a 38°C em adultos. Em crianças, a febre pode ser alta, com temperaturas de 39,5°C a 40,5°C; tosse seca; dores musculares, especialmente nas costas, braços e pernas; fadiga e fraqueza; suor e calafrios; dores de cabeça; congestão nasal; perda de apetite; diarréia e vômito em crianças.
Temos as vacinas de gripe, que previnem contra as gripes, porém além da imunização através desse recurso, podemos nos valer e prevenir a doença através de alimentos e alguns cuidados.
Fracione sua alimentação, com cinco a seis refeições ao dia e a presença de todos os grupos alimentares, isso não só protege o sistema imunológico contra gripes e outras infecções, como também auxilia na manutenção do peso ideal e na qualidade de vida em geral.

Os alimentos indicados para essa função são os vegetais e frutas que apresentam cores vivas e fortes, tais como: abóbora, abacate, acelga, brócolis, alfafa, caju, cenoura, espinafre, escarola, mamão, manga e fígado.

O principal papel do zinco no organismo é fortalecer o sistema imunológico. O zinco é importante tanto para a síntese de células imunológicas como em sua ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos. Um estudo feito com mais de mil pessoas afirma que a administração de zinco até um dia depois do início dos sintomas do resfriado acelera a recuperação dos pacientes, e que o mineral também é capaz de encobrir os vírus do resfriado e impedi-los de entrar no organismo por meio da mucosa do nariz. São fontes de Zinco: ostras, oleaginosas, como nozes e castanhas, semente de abóbora, todos os tipos de carne e alimentos integrais.

O consumo de flavonóides (substâncias que possuem ação antioxidante e antiinflamatória), auxilia na recuperação dos pacientes em estados gripais. Eles são encontrados em alguns vegetais e frutas secas, no chá verde, no vinho tinto, sucos de uva e laranja, cebola, tomate e até no chocolate, preferencialmente no tipo amargo.

Estudos mais recentes apontam que a Vitamina C não cura a gripe, mas é um importante remédio para prevenir e ainda ajuda a amenizar os sintomas. Os alimentos mais ricos nesse nutriente são: Acerola, Caju, limão e laranja, nessa ordem.
Não passe horas sem se alimentar, porque o organismo passa a trabalhar em estado de alerta, priorizando a manutenção das funções vitais; e, com isso, o organismo combate a infecção como uma coisa secundária.

Uma boa hidratação pode prevenir a ocorrência de infecções, então beba pelo menos dois litros de água diariamente para promover uma boa hidratação das mucosas e do organismo.

Evite aglomerações e ambientes ou salas fechadas, assim você diminui as chances de inalar micro-organismos indesejados. O contato com um número grande de micro-organismos exigirá uma resposta imunológica maior da mucosa para impedir que eles penetrem e sejam combatidos.
Respire pelo nariz, pois muitas pessoas respiram pela boca, ficando mais expostas a doenças como a gripe. O nariz apresenta uma capacidade maior de umidificar e aquecer o ar, permitindo que a temperatura e a umidade do ar nos pulmões sejam quase constantes, evitando um maior risco de infecções.

Lave sempre as mãos antes de manusear alimentos, levá-las a boca ou aos olhos e sempre que chegar em casa ou no trabalho, depois de dirigir ou usar transporte público.

Evite mudanças bruscas de temperatura, o frio pode desencadear uma resposta na mucosa, que por meio de estímulos nos receptores nervosos de temperatura ou pela liberação de substâncias alergênicas, como a histamina, poderia provocar espirros, aumento na secreção da mucosa e prurido nasal. Isso vale também para alimentos e bebidas geladas, afinal nossa mucosa reage para manter a temperatura estável."

Fonte: aqui

Uma sexta-feira bem aquecida.

Bjs *.*



3 comentários:

  1. Realmente ,aqui em Poa também, temos esse tempo frio, úmido que favorece às gripes. Todo cuidado é pouco! Boas dicas! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô!

    Adorei a matéria!!!

    Gripe é coisa chata demais!

    Olha, tem postagem especial pra você.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!