domingo, 26 de janeiro de 2014

Minha tatoo do ॐ Om

Oie! estou ausente do meu cantinho e das visitas as amigas blogueiras, isso se deve ao fato do notebook em que costumo fazer as postagens anda concorrido é que a Gabi está usando-o para fazer seus trabalhos e ler seus textos da faculdade...mas as férias dela está chegando e aí vai sobrar mas tempo para eu blogar.   

Hoje vim mostrar a tatuagem que fiz há uns 2 meses, o símbolo do ॐ Om, que conheci quando comecei a fazer Yoga e fiquei encantada com o seu significado, então porque não eterniza-lo?!

Essa foto tirei no dia que a tatuagem foi feita, por isso o vermelhidão... 


mas em três dias a pele já estava normal.


Descrição do significado desse símbolo tão poderoso

Om ou Aum é de suma importância no hinduísmo. Este símbolo  é uma sílaba sagrada que representa Brahman , o Absoluto impessoal do Hinduísmo - onipotente, onipresente, e a fonte de toda a existência manifesta. Brahman, em si, é incompreensível, assim o símbolo torna-se obrigatória para nos ajudar a entender o Incognoscível. Om, portanto, representa tanto o imanifesto (nirguna) e manifestos (saguna) aspectos de Deus. É por isso que é chamado de pranava, para significar que ele penetra na vida e corre através de nosso prana ou respiração. 

Om na Vida Diária 
 Embora OM simboliza os conceitos mais profundos da crença hindu, é de uso diário. Os hindus começam seu dia ou qualquer trabalho ou uma viagem expressando Om. O símbolo sagrado é geralmente encontrado na cabeça de cartas, no início de documentos de exame e assim por diante. Muitos hindus, como uma expressão de perfeição espiritual, usam o Om como um pingente. Este símbolo é santificado em todo hindu templo local ou de alguma forma ou de outra nos templos familiares.
É interessante notar que uma criança recém-nascido é trazido ao mundo com este sinal sagrado. Após o nascimento, a criança é banhada ritualmente e o símbolo sagrado Om é escrito em sua língua com mel. Assim, logo no momento do nascimento a sílaba Om é iniciado na vida de um hindu e permanece para sempre com ele como o símbolo da devoção. Om é também um símbolo popular usado na contemporânea arte corporal e tatuagens .

A Sílaba Eterna
De acordo com o Mandukya Upanishad , "Om é a sílaba uma eterna da qual tudo o que existe é apenas o desenvolvimento. O passado, o presente e o futuro estão incluídos nesse som um, e tudo o que existe além das três formas de tempo está também implícita na mesma" .

A Música do Om
Om não é uma palavra mas sim uma entonação, que, como música, transcende as barreiras de espécie, idade, raça, cultura e até mesmo. É composto de três letras sânscritas, aa, au e ma que, quando combinados, fazem o som Aum ou Om. Acredita-se ser o som de base do mundo e para conter todos os outros sons. É um mantra ou oração em si mesma. Se repetido com a entonação correta, ele pode ressoar por todo o corpo para que o som penetra até o centro do ser, a atman ou alma.
Há harmonia, paz e glória nesse som simples, mas profundamente filosófico. Ao vibrar a sílaba sagrada Om, a combinação suprema de letras, se alguém pensar na Personalidade Última da Divindade e deixar seu corpo, ele certamente alcançará o estado último de eternidade "sem estado", afirma o Bhagavad Gita .

A Visão do Om
Om fornece um ponto de vista dualista. Por um lado, ela projeta a mente além do imediato para o que é abstrato e inexpressível. Por outro lado, faz o absoluto mais tangível e abrangente. Ela abrange todas as potencialidades e possibilidades, é tudo o que foi, é, ou pode ainda ser. Ele é onipotente e também permanece indefinida.

O Poder da OM
 Durante a meditação , quando entoamos Om, nós criamos dentro de nós uma vibração que harmoniza simpatia com a vibração cósmica e nós começamos a pensar universalmente. O silêncio momentâneo entre cada entoação se torna palpável. A mente se move entre os opostos de som e silêncio, até que, finalmente, ele deixa o som.
No silêncio, o pensamento-Om-se única apagará; não há pensamento. Este é o estado de transe, onde a mente e o intelecto são transcendidos como Eu Individual se funde com o Eu Infinito no momento religioso da realização.
É um momento em que os assuntos mesquinhos mundanos são perdidos no desejo para o universal.
Tal é o poder incomensurável de Om.


Diante do que esse símbolo representa, que tal no dia a dia entoar o Om e com isso fazer os seus dias mais energizantes.

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!