quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Não é chocolate... é Alfarroba

Como estou de dieta, evito comer chocolate e nas horas que não têm jeito acabo optando em comer o chocolate de alfarroba cujo gosto é bem parecido com o de cacau. Mas o o preço é um pouco caro, por exemplo uma caixa de gotas de Alfarroba sai por R$ 9,50 se optar em comprar na loja virtual é preciso considerar também o frete.

Esses eu comprei na loja virtual Natue, que para amenizar os custos, juntamos várias meninas do Banco que tinham interesse em comprar outros produtos e assim dividimos o frete, que acabou não pesando para ninguém.


O meu preferido é coco coberto com alfarroba, que lembra o chocolate prestígio, é bom demais. A caixinha com 3 unidades custa R$ 7,90 na loja virtual.

Para que não tinha ouvido falar em alfarroba assim como eu, aqui vai alguns informações que encontrei na net. 

"A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes.

O pó ou farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.

Na Europa, principalmente na Espanha e recentemente em Portugal, a alfarroba já é acrescentada a vários doces. É uma vagem comestível, de cor escura (entre o castanho e negro), que pode ter entre 10 e 25 cmde comprimento e demora um ano a amadurecer. Lá dentro encontram-se 10 a 16 sementinhas de cor parda, os quilates, que eram utilizadas pelos mercadores da Antiguidade, devido ao seu pouco peso e uniformidade, para avaliar o peso das jóias - daqui as palavras «Karat» e «Kilat».

A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio - tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a berinjela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.

A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarréias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.

A alfarroba, também designada por "chocolate saudável" é utilizada em vários processos industriais, nomeadamente na cosmética, alimentar e farmacêutica, sendo nesta última empregada apenas como espessante para dar forma a alguns comprimidos.
Estudo recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os compomentes do fruto pode ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônicos-degenerativas.

Também reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, devido ao seu teor e qualidade das fibras. Seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro de outras fibras.

Composição química da alfarroba:
Proteína bruta - 4,7%
Proteína digestível - 1,6%
Fibra bruta - 9,2%
Cinzas - 3,5%
Cálcio - 0,38%
Fósforo - 0,09%
Gordura - 0,6%
Açucares totais - 43,85%
(glicose, sacarose e frutose)"


Os benefícios são muito, por isso vale a pena experimentar mesmo se não estiver de dieta. 



"Você é o que você come"


Bjs saudável 


2 comentários:

  1. Da ultima vez que fui ao Brasil, uma tia me deu uma caixa de Alfaborra, fiquei surpresa como e gostoso e parece mesmo chocolate. So acho uma pena ser tao caro.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal.
    Fiquei muito curiosa em experimentar!!
    Por coincidência hoje meu post foi sobre chocolate.
    Chocolate meio amargo e amargo para a saúde.
    Da uma olhada quando puder.

    Grande beijo
    Mari

    commarifernandes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!