terça-feira, 4 de setembro de 2012

COMO EXPLICAR A AFINIDADE ENTRE AMIGOS?

Fonte de imagem:aqui


 Entenda o poder de atração que une você e as pessoas queridas
Cada ser humano é único e está em constantes mudanças. Desde quando acordamos até a hora de dormir passamos por diversos estados de humor. Seja homem ou mulher, o indivíduo pode acordar com um ânimo, passar à tarde com outro e dormir com um novo sentimento. Mas uma coisa temos em comum: todos estamos em busca de algo o tempo todo.
A tão sonhada felicidade ou paz de espírito é o maior objeto de desejo do ser humano. E nessa busca por algo tão difícil de definir concretamente, buscamos referências o tempo todo no mundo ao nosso redor, nas experiências que podemos viver e nas pessoas que nos cercam. O objetivo é encontrar a melhor maneira de viver para tentar ser feliz.
Um feliz encontro
Nesse longo caminho pela felicidade, cruzamos com diversas pessoas que trazem em si características que chamamos de qualidades e defeitos. E são nessas características que nosso inconsciente se conecta quando encontra um amigo, como, por exemplo, a admiração das qualidades que podemos não ter consciência a princípio. Isso pode ser a aparência física, as qualidades morais, a inteligência ou qualquer coisa que admiramos em nós mesmo e passamos a admirar no outro.
O que realmente nos conecta aos amigos e as pessoas queridas é algo inefável e inconsciente, a afinidade que temos com algumas pessoas é mágica e cheia de mistérios. Mas o que sabemos é que os amigos de longa data que nunca abandonamos, ou aquela amizade forte que ressurge das cinzas de tempos em tempos, têm sempre algo a nos ensinar. E a sabedoria do inconsciente nos leva a sempre encontrarmos nos outros as referências do que queremos ou não queremos ser.
 Amizade tem a ver com emoção
A ligação que temos com as pessoas queridas é organizada pelo nome que damos a ela. Ou seja, separamos em grupos distintos as pessoas de acordo com a emoção que elas despertam em nós, como amigos, colegas, marido, esposa, namorada, paquera, etc. Ou podemos dizer que organizamos mentalmente as pessoas de acordo com o papel social que elas representam para nós, como pai, mãe, tio, avô, vizinho, entre outros tantos nomes.
Mas vale lembrar que a grande questão não é o que a pessoa é de nós por definição, e sim o sentimento que ela nos desperta. Por isso, a amizade não deve se tornar um papel social apenas, mas sim ser vivida e sentida em seu potencial emocional.
Para isso, devemos a lembrar de alguns detalhes importantes:
  • Cada um é único em seu modo de agir e pensar. Por isso não devemos querer mudar os amigos, pois se eles transformarem sua essência acabarão perdendo tanto as qualidades que admirávamos neles, quanto os defeitos que poderiam nos incomodar.
  • Devemos estar prontos para perder. Quando temos apego a alguém, acabamos abrindo mão de coisas que acreditamos. Mas a realidade é que, com o passar do tempo, aguentar alguma situação contrária a sua vontade em nome da amizade poderá acabar com o seu estado de espírito e tornará essa relação insustentável.
  • Diga o que pensa. Muitas vezes os amigos pisam na bola, mas nem sempre fazem isso por mal. Na maioria das vezes eles não sabem que estão nos incomodando com o que fazem. Quando as pessoas percebem que nossas ideias são firmes, fica a critério de elas decidirem se aceitam sua amizade ou a perdem por conta própria.
  • Confie na amizade. Nos dias de hoje pode parecer muito difícil confiar em alguém, mas é possível criar um vínculo forte com as pessoas que admiramos. Sendo assim, escolha bem seus amigos, mas esteja aberto para novas amizades. Confie mais nas pessoas e se entregue. Fechar-se em seu mundo pode ser confortável, nos livra do medo da perda, da traição e de tudo o que pode ser ruim na amizade, mas também nos impede de ser feliz com os amigos e na vida.
Então, aproveite bem essas dicas simples e se conecte com as pessoas. Afinal, é através delas que chegamos ao nosso próprio coração, descobrimos quem somos e como podemos ser mais feliz.
Matéria de Diego Pedroso – Psicólogo, é especializado em Psicologia Transpessoal


“A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.”

6 comentários:

  1. Oi Rosangela !
    Tudo muito verdade...mas não é preciso admirar os amigos...
    Beijoca
    Anna

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô!!!

    Muito bacana esta matéria sobre amizade, bem explicado mesmo!!!
    Em relação as rodoviárias, é preciso melhorar muito no BRASIL, as estradas então é um absurdo os buracos... algumas coisas são inacreditáveis neste país...
    Tenha um bom dia!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Rô!

    Maravilha de matéria! Rendeu boas reflexões.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  4. Que texto lindo amiga, eu concordo em tudo!
    Amizade requer emoção, dedicação tempo e disposição!!!
    obg meu anjo por ser sempre tao gentil.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Amei esse texto, amigos sao dificeis de achar mas tambem quando achamos e tao maravilhoso, e um tipo de relacionamento unico e magico.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ro,

    texto lindo e verdadeiro! Nossas amizades sao responsaveis por boa parte do que somos !

    bjsss

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!