terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Como a alimentação pode influenciar na saúde e na beleza

Faltam exatamente 06 dias para eu completar 45 anos, e assumo na boa que gosto de me cuidar, quero "tentar" envelhecer com saúde tanto física como espiritual (essa segunda estou gatinhando).

Então quando me deparo com artigos na linha de pequenas atitudes no dia a dia mas que fará toda a diferença no futuro, leio atenciosamente e seleciono o que me cabe no dia a dia. Até porque senão fizer bem, mal também não faz.


 imagem: aqui
Quando Vinícius de Moraes disse que "a gente mal nasce e começa a morrer" ele não podia estar mais certo. O oxigênio, essencial para a produção de energia na célula, é também responsável pela produção de estruturas químicas chamadas radicais livres, os grandes responsáveis pelo nosso envelhecimento. E a produção desses compostos começa antes mesmo do nosso primeiro choro, quando recebemos oxigênio de nossas mães, durante a gestação. Nem nascemos e já estamos envelhecendo. 

Funciona assim: para que nossas células funcionem elas precisam de energia; a melhor forma de se obter energia é a respiração celular, que utiliza oxigênio; uma parte desse oxigênio produz radicais livres e outras espécies reativas de oxigênio, capazes de danificar as células, causando o envelhecimento. Parece injusto, mas uma das moléculas mais importantes para a manutenção da vida complexa no Planeta é também responsável pelo envelhecimento e por diversas doenças degenerativas. 
 
É claro que nosso corpo tem mecanismos de proteção contra esses vilões. A maior parte dos radicais livres produzidos pelo metabolismo celular é neutralizada por enzimas presentes na própria célula. O problema maior são os fatores externos que aumentam sua produção, como poluição, cigarro, álcool, pesticidas, gordura saturada e até o estresse. A lista de ladrões de juventude é longa e bastante relacionada ao modo de vida moderno. Mas felizmente existe uma lista ainda maior, a das substâncias capazes de neutralizar os radicais livres, protegendo nossas células de sua ação danosa, os antioxidantes. Além de diminuir o ritmo de envelhecimento celular, por serem capazes de sequestrar os radicais livres, os antioxidantes podem desempenhar um papel importante na prevenção de certas doenças, como câncer, catarata, doenças cerebrais e de artrite reumatoide.

E é aí que entramos no tema desse artigo, a alimentação. A fonte mais segura e abundante de substâncias antioxidantes são os alimentos, especialmente os de origem vegetal.
Os antioxidantes mais conhecidos e consumidos são as vitaminas C, A e E. E agora você deve estar pensando que um suplemento em cápsulas, daqueles que têm desde a vitamina A até o Zinco, vai tirar toda sua preocupação com os funestos radicais livres. Vou cortar seu barato e dizer que não. O que acontece é que um único antioxidante em doses cavalares tem efeito pró-oxidante. Isso mesmo, tomar 600% do que você precisa de vitamina C em um dia vai piorar situação, ao invés de ajudar. 
 
A saída está no consumo de uma grande variedade de compostos antioxidantes e aí entra a dica bastante manjada de fazer pratos coloridos, já que boa parte dessas moléculas confere cor aos alimentos. Ao consumir uma laranja, por exemplo, além da vitamina C você está consumindo mais de 170 tipos diferentes de fitoquímicos, entre eles cerca de 60 flavonoides, com propriedades anti-inflamatórias, anticoagulantes, anticâncer e claro, antienvelhecimento. Tudo dentro das doses recomendadas e sem necessidade de receita médica.

Além das frutas e seus sucos, os vinhos, os vinagres (especialmente os de frutas) e as hortaliças são excelentes fontes de antioxidantes. O vinho merece algum cuidado, pois os antioxidantes vêm com álcool no pacote, e em grande quantidade faz mais mal do que bem. O mesmo vale para os sucos com colheres e colheres de açúcar, o “pai” da maioria das doenças não infecciosas que conhecemos. 
 
O segredo, afinal, é antigo e na verdade não é segredo nenhum: se alimentar da maior variedade possível de vegetais – dando preferência aos cultivados sem pesticidas – e evitar ao máximo o contato com poluição e o consumo de tabaco, álcool, gordura saturada e açúcares refinados.

Uma alimentação adequada unida a outros hábitos saudáveis pode garantir que uma trintona com cara de vinte chegue aos quarenta com cara de... vinte! Porque não? 

 
Matéria de: Estêvão Zilioli é Biólogo, formado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Doutor em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Fonte de pesquisa: aqui
 

"A alegria evita mil males e prolonga a vida."
William Shakespeare
 
Bjs *.*

4 comentários:

  1. Oi Rô!

    Menina eu amei seu post!!!!

    Super esclarecedor, completo!
    Eu era uma das que achava que suplementos vitaminados salvavam a falta de um colorido no prato.

    Amei as explicações!!!

    Beijos!!!


    Selma

    ResponderExcluir
  2. Que legal amiga!
    Concordo contigo e com esse artigo.
    Precisamos nos cuidar.
    Obrigada pela carinhosa partilha!
    Abraços! Boa noite e um amanhecer radiante pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Hmmm! Que maravilha, Rô! Adoro essas dicas assim! Obrigada por compartilhar. beijos

    ResponderExcluir
  4. nao gosteiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!