terça-feira, 26 de novembro de 2013

Guirlandas - Saiba mais sobre esse símbolo do Natal

Diz antiga lenda que se as pessoas passarem sob ela atrairá sorte para si. Ela é sinal de esperança e vida; sua fita vermelha representa o amor de Deus que nos envolve, e as velas acesas, a fé e a alegria.

A origem da guirlanda natalina, ou coroa de Natal, é anterior ao cristianismo. Ainda na época dos gregos pagãos, elas eram colocadas nas portas de entrada como um "adorno de chamamento" aos deuses, ou seja, um sinal de boas-vindas.
Guirlanda feita por mim 
Sempre carregando um significado bom, hoje a guirlanda é utilizada como decoração de Natal. Representando paz, prosperidade, evolução e recomeço, elas continuam adornando a porta de entrada de lares ao redor do mundo.


Um dos objetos mais comuns na decoração natalina é a guirlanda, colocadas nas portas das casas com as cores tradicionais da festividade, ela tem por fim empregar uma boa mensagem aos convidados da casa e também as que nela residem. Nesse artigo fala-se sobre a origem do uso desse adorno, assim como da tradição que, por extensão, consiste em ser empregada nas portas.


Uma dica preciosa para se confeccionar guirlandas ao estilo brasileiro é a utilização de flores típicas desse país que combinam com as especificidades da mesma: as flores mais indicadas são as parentes abrasileiradas das bromélias e as begônias, devido à sua cor condizente com os tons natalinos, também se pode combiná-las com folhas verdes, e com flores outros países, sejam as rosas sejam as flores tropicais não brasileiras como a poinsétia mexicana, também conhecida como flor-do-natal.


Hoje em dia, a guirlanda ainda resgata o significado ancestral de símbolo de boas-vindas, de proteção e de abundância.


Colocar uma guirlanda na porta de casa é sempre uma visão carinhosa de boas intenções, representando paz, prosperidade, evolução e recomeço por isso elas continuam adornando a porta de entrada de lares ao redor do mundo no Natal e, para alguns, em todos os dias do ano.


Uma dica bacana é fazer você mesma a sua guirlanda. Chame a criançada para ajudar e transforme este momento em uma recordação especial. Além disso, pode ser uma oportunidade para explicar aos pequenos o verdadeiro significado da data e celebrar a união da família.








 
Pode-se concluir afirmando que além das guirlandas possuírem alto valor simbólico, devido as seus empregos durante a história, elas ainda possuem valor estético, funcionando como um belíssimo adorno na decoração natalina, que pode ainda ser originalíssimo com a adoção de flores brasileiras ou tropicais na confecção da mesma.


Postei ideias para todos os gostos e bolso, mas o importante é não deixar a sua porta sem uma guirlanda.

Texto e Imagens retiradas do GoogleArtesanato na rede e Facebook



Bjs *.*


5 comentários:

  1. Eu adoro guirlanda, sempre tenho uma na porta aqui de casa, geralmente e feita de flores e galhos secos mas quando chega o natal gosto de usar uma mais tematica. As guirlandas das fotos sao lindissimas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Fiquei a saber mais coisas sobre o coroa de Natal ! Todas as fotos são lindas !
    Passe um excelente dia !
    Anna

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Rosangela
    Obrigada pela visita e comentário delicado deixado no bloguinho.
    Quanta guirlanda maravilhosa, informações preciosas sobre este símbolo tão querido no natal.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rô!

    Coloco sempre a mesma faz tempo... Preciso mudar de vez em quando né não?
    Vou guardar suas ideias tão lindas!

    bjnhs///////////

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosangela
    Passando pra desejar uma ótima noite pra você.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!