quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Pot Pourri para perfumar e decorar a casa!!

A palavra pot pourri é frequentemente interpretada como “mistura” e tem dois significados:

Primeiro: O correspondente francês da expressão “olha potrida” uma espécie de ensopado com diversos tipos de carnes e vegetais.

A segunda: é uma fusão de “pot” pote ou panela e “pourri” – podre.

Na França do século XVII, as pessoas costumavam recolher flores e ervas durante a primavera e verão.  Depois de murchas, essas plantas eram guardadas sob uma espessa camada de sal e durante o outono, acrescentavam-se temperos e ingredientes diversos à mistura envelhecida até obter-se uma fragrância agradável e substâncias fixadoras para preservá-las.

O pot pourri resultante era guardado em potes de cerâmica aquecidos por baixo, para perfumar ambientes.

Pot-pourri é algo bastante útil para nossa casa ele elimina odores ou gera aromas que combinam com a estação, neste momento é a Primavera.


Além do que é um bom arranjo de flores secas perfumada, que pode dar um toque especial na decoração do ambiente.

Os ingredientes básicos do pot-pourri são flores aromatizadoras e/ ou suas pétalas e óleos essenciais.   


As flores aromatizadas devem formar a maior parte do pot-pourri, mas se as mesmas não forem aromatizadas podem receber cheiros através da adição de óleos essenciais de sua preferência.

Escolhi como recipiente essa caixa de mdf que tem a tampa vazada que permite o odor da essência escapar livremente. Mas pode-se usar recipientes customizados para pot – pourri ou itens caseiros como bandejas, tigelas, cestos, jarras, conchas grandes, pratos, etc.



essência de lavanda foi escolhida porque proporciona calma e tranquilidade, indicado para pessoas agitadas e ansiosa como euzinha.



Obs.: A cada 3 dias é preciso  sacudir um pouco o pote para que o aroma se misture igualmente.

Ao entrar na sala sinto um cheiro suave de lavanda, que me faz recolher em meus pensamentos e desejo que esse perfume chegue até você.



Bjs *.*


2 comentários:

  1. Adoro esses cheirinhos assim! Muito bom! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro pourri EU tenho uma jarra na sala que sempre deixa um suave aroma no ar, eu adoro.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!